segunda-feira, 25 de abril de 2016

A fotografia na percepção e análise da Paisagem na Geografia- ''A paisagem hoje: Museu do Café- Ibiporã''

A fotografia na percepção e análise da Paisagem na Geografia

A fotografia é um recurso visual, sendo considerada como código analógico icônico, por representar com mais realidade objetos pessoas, animais ou cenas. Sua utilização na prática educacional tem mostrado resultados positivos em pesquisas realizadas com professores do ensino (REIS, ano). Diante da necessidade de rompimento com uma educação fragmentada, a fotografia tem se mostrado importante. Utilizada no trabalho interdisciplinar tem possibilitado a integração dos conteúdos e o resgate dos valores humanos estéticos e éticos.


A utilização da fotografia pode romper com a prática docente tradicional, sendo uma linguagem que exige do aluno a reflexão, pois olhar a fotografia a aprendizagem se dá através da “leitura da imagem”. Nesta perspectiva o professor acaba levando a aluno a imaginar e a pensar, exercitando assim a sua capacidade cognitiva. Faço uso das palavras de Waleska D. Reis:
No cotidiano da sala de aula, o processo de comunicação proveniente da utilização das imagens fotográficas como material de apoio didático, pode viabilizar uma prática educacional mais direcionada à formação de cidadãos críticos, desde que, na linguagem da Comunicação Visual o conceito de Educar transmude para Ensinar a olhar. Num mundo onde vivemos rodeados de imagens, o fundamental é saber interpretá-las, de modo que, ao observar uma imagem, o indivíduo seja capaz de desvendar seus vários sentidos (REIS, p.1, ano).

Cabe ressaltar nesta breve discussão que, o professor deve ser o mediador na leitura das fotografias, pois o aluno não deve apenas fica com o entendimento que ele abstraiu durante a leitura da imagem. O professor deve permear a interpretação do aluno com a “real interpretação”. Pois o discente pode ter uma visão distorcida, e cabe ao professor corrigir caso necessário, discutindo aquela imagem após o aluno mostrar sua opinião sobre a fotografia.

Defende-se a ideia de que os recursos visuais, como a fotografia é uma ferramenta de auxílio para o professor durante a explicação de alguma teoria, de modo que estimule a auto-reflexão, a crítica, a cognição do aluno. As Diretrizes Curriculares de Geografia para a Educação Básica do Paraná (2008) “o uso de imagens são fontes que podem ser utilizadas por professores e alunos para obter informações, comparar, perguntar e inspirar-se para construir conhecimentos sobre o espaço geográfico”.

''A paisagem hoje: Museu do Café- Ibiporã''- Observação e registro da paisagem por meio da fotografia.

Trabalho de campo, realizado no dia 20/04/2016, pelos primeiros anos do ensino médio do Col. Est. Jardim San Rafael, Ibiporã, na disciplina de Geografia, profª Fernanda. 

Antiga moradia de um dos primeiros moradores do local 


Prédio da antiga estação, hoje, restaurado.


Entrada principal- e antiga entrada da bilheteria

Antigas moradias dos primeiros trabalhadores da antiga Estação Ferroviária 
Exposição do Museu do Café
Fotografias: Alunos 1ºA- Ana Carolina, Rafaela Custodio, Renata Costa, Tiago Moura







É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.






Nenhum comentário:

Postar um comentário