"O ontem"
A antiga Estação Ferroviária de Ibiporã foi transformada em Centro Socioeducacional Turístico e Cultural de Ibiporã. Um espaço feito para preservar a memória e dar novo impulso ao turismo local.
A história da estação ferroviária de Ibiporã se confunde com a da cidade. Ali, muitos pioneiros chegaram para trabalhar nas lavouras de café. Construída em 1934, a Estação funcionou por 40 anos no transporte de cargas e passageiros. Em 1970, o prédio foi desativado, ficando desta forma até 2010, quando iniciaram as reformas.
Nas salas, o visitante pode conhecer parte da história da rota do café. Do rastelo da secagem dos grãos, passando pelo velho torrador de café e chegando aos antigos moedores. Nas fotos, os pioneiros que trabalhavam no café. Todos elementos que ajudam a manter viva a memória da cidade e de toda região. O espaço foi tombado pelo patrimônio histórico, o que faz preservar a memória ferroviária.
A revitalização, que modificou a paisagem de todo o entorno da antiga estação de trem, foi executada pela Administração Municipal, recebendo investimento de R$ 1,4 milhão. Deste total, R$ 425 mil foram recursos próprios do município.
De acordo com o prefeito José Maria, "esta é uma obra que devolveu aos cidadãos de Ibiporã um patrimônio histórico que estava abandonado desde a desativação da estação, na década de 70".
A vice-prefeita Sandra Moya afirmou que a revitalização é um sonho realizado para muitos. "Deu vida a todo o complexo que, além de resgatar a história e a memória de nosso povo com a Estação Ferroviária, contempla um espaço educacional e social. Será mais uma grande obra que vem somar com todo o trabalho cultural já realizado em Ibiporã", destaca.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, arquiteto e autor do projeto, lembra que o espaço apresenta retrato da história de Ibiporã. "Essa não é simplesmente uma estação ferroviária revitalizada ou mais um espaço construído. É um local que carrega fortes marcas de chegadas, partidas e destinos de vidas. Por ali chegaram pessoas somente com suas malas e que concretizaram sonhos, constituíram famílias e contribuíram para o progresso desta Terra Bonita", afirmou.
''O local hoje''
O novo complexo da Estação Ferroviária englobará o Museu do Café, um Centro de Produção (artesanato, gastronomia, costuras e telecentro), a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (incluindo anfiteatro), a nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e também o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Publiação Org. por: Fernanda E. Mattos. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte. Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário